21 outubro 2014

Meus filhos estão crescendo!

Olá,
ontem demos mais um passo rumo ao crescimento e desenvolvimento dos meus filhos.
Digo mais um passo, pois quando se é mãe/pai o crescimento dos filhos são esperados por ações e desenvolvimento deles e também nosso.
Quando nascem, ficam por um tempo só "babando" a cria, mas conforme o tempo passa, começamos a esperar que algumas coisas aconteçam, coisas essas que marcam seu crescimento, desenvolvimento o início da "entrada" na sociedade.
Vou listar algumas das minha, e acredito que de todas as mães conforme o crescimento acontece:


  •  Quando já reconhecem e atendem a nossa voz (nossa quero dizer mãe)
  •  Acompanhar os movimentos com os olhinhos.
  •  balbuciar sons
  • estender os bracinhos pra pedir colo, dar tchau, mandar beijo
  • sentar sem apoio
  •  balbuciar papá, mamá etc
  •  engatinhar
  •  andar
  •  desfralde
  •  creche/escolinha
  •  comer sozinho (digo comer de verdade, e não guerra de comida rsrs)
  •  definir cores, aprender a contar até 10, escrever o próprio nome.
  •  tomar banho sozinho 
  •  ir brincar na rua sem a presença dos pais (constante e como uma sombra rsrs)
  •  ter os primeiros melhores amigos



Essas são algumas coisas que pra quem ainda não é mãe parecem besteiras, ou consequências da vida, afinal todo mundo vai fazer isso um dia. Mas pra quem já é mãe (bom para as mães que conhece e incluindo eu, foi e é assim) essas evoluções, são  motivo para conversas durante dias, orgulho e emoção maternal, motivo de post em blog, facebook e tudo mais, com direito a fotos e até vídeos!
Somos tomadas por um orgulho, uma satisfação, e logo saímos contando/postando:


"olha ele já atende minha voz!"
" olha só ele ta engatinhando!"

"olha que inteligente, sabe as cores, e conta até 5, e só tem 3 anos!!!!"
" viu só já deixo eles brincando na rua e venho só olhar de vez em quando!"


E é nesse momento que eu entro, fiz essa introdução toda só pra contar que sim, meus dois filhos começaram a ficarem na rua sozinhos. Não de fato sozinhos claro, sempre dou uma espiada, mas depois de algum tempo os levando a rua, observando se sabiam que não podem ir à rua, e tals, agora eles estão como eu ficava, como minhas irmãs ficavama, vão à casa do vizinho ao lado e lá brincam por umas 2 horas. Talvez para alguns isso ainda seja um absurdo, já que eles tem 4 e 6 anos, mas pra outras já foram tarde demais. Minhas vizinhas deixam as filhas (os) na rua desde uns 3 anos.
Mas claaro que não largo eles e simplismente só apareço na varanda para berra :

" -Mateeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuus!!!!!!!!!!!!!!!! Amandaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, tá na hora de entraaaaaaarrr!!!!!!!!!!!!!!!!!"

Não!
de tempos em tempos eu dou uma espiada e uns gritos como:


" - Sabe que não pode ir na rua né?!"

E sempre de ouvidos em pé para saber, o que falam, com quem falam, etc.
Não vejo mal em deixá-los brincar, afinal queremos tanto que nossos filhos sejam criados com a "liberdade" que nós quando crianças tínhamos. Vejo mães clamando à alguém que dê aos seus filhos a liberdade de brincar na rua, de pular corda, brincar de esconde esconde, de pular elástico, de pau-na-lata, essas brincadeiras de rua, maaaaaaaaaaaaas não deixam o filhos nem pisar na calçada.
Aí complica né?!
Bom claro que devemos sempre preservar e manter nossos filhos seguros, mas lembrando sempre que eles são crianças, e não adianta só reclamar que as crianças de hoje em dia só brincam virtualmente se  não deixamos nossos filhos brincarem socialmente.
Só pra contar que meus filhos estão saindo debaixo das asas da mãe, e agora tem seus melhores amigos, e se orgulham disso.Mateus ontem, trouxe um coleguinha aqui em casa pela primeira vez (que ele mesmo trouxe) e estava todo orgulhoso sentindo-se um adulto!
Achei que doeria, e eu sofreria, mas é muito bom ver meus filhos crescerem.
é como eu disse né?!
Pra quem já é mãe esses "simples" atos tornam-se dignos de festas e fogos de artifícios, e também post enormes em redes sociais rsrsrsrs.

Até.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião e recadinho são muito importante pra mim.
Agradeço pois você não esqueceu de deixar seu recadinho.
Beijos ♥